Ghostwriter: o que ponderar ao contratar um

Ao contratar um ghostwriter, é preciso ponderar alguns pontos importantes e tomar certos cuidados ao escolher o profissional com quem irá trabalhar semanas, às vezes meses, a fio. abaixo, destaco esses pontos e te mostro o que você deve considerar no momento da contratação.

Nem sempre é possível ter acesso a um portfólio

Primeiro, precisamos lembrar que o trabalho de um ghostwriter é totalmente sigiloso, ou seja, na maior parte das vezes, não é possível compartilhar trabalhos já realizados — mesmo que sejam parecidos com o seu projeto. A não ser que o ghostwriter tenha autorização do “autor” (como é chamado o contratante), não há como comprovar seus trabalhos realizados.

Sendo assim, você deve se perguntar como ter acesso aos trabalhos realizados por ele, certo? Pois bem, peça para que ele te mostre outros tipos de trabalho. Muitas vezes, ghostwriters têm outros projetos, principalmente pessoais. Pode ser que ele tenha um livro publicado, ou escreva artigos em blog, LinkedIn, portais; trabalhe como escritor ou jornalista. Assim, é possível ter uma noção de como é a sua escrita e a forma como trabalha.

Desconfie de números altos

Um bom ghostwriter sabe que é preciso limitar o número de projetos a serem feitos. Isso porque escrever demanda tempo e dedicação. Quando falamos de livros, como biografias, memórias, desenvolvimento pessoal, história de uma empresa, manual, etc, é preciso estudo, entrevistas e acesso a materiais enviados pelo contratante. Tudo isso demanda muitas horas de trabalho no dia a dia, impedindo que o profissional pegue muitos projetos ao mesmo tempo.

Portanto, quando estiver conversando com o profissional que pensa em contratar, atente-se a esses detalhes: ele diz que pega muitos trabalhos ao mesmo tempo? Quando trabalhos ele alega ter escrito no último ano? Pensando que bons ghostwriters pegam entre 3 e 4 livros ao mesmo tempo, estamos falando de, talvez, no máximo, 8 trabalhos por ano. Se forem livros mais curtos, podemos aumentar para 10, 12, mas geralmente esses projetos levam 6 meses para serem concluídos. Como alguém alega ter escrito 30? Pode ter, sim, mas será que ficaram bem escritos?

Postura e segurança

Pode parecer estranho, mas é fundamental que os primeiros atendimentos sejam diferenciados para se ter uma noção de como será todo o processo. Por isso, atente-se em como o profissional fala, quanto mais segurança ele lhe passar, melhor. Tire dúvidas e veja como eles as responde, se tem propriedade para contar casos e entender suas dores. Em caso de biografias, muitas das entrevistas podem ser quase sessões de terapia, é preciso um profissional sério para lidar com os momentos mais sentimentais e delicados.

Valores e prazos

Comparar valores é sempre bom, mas desconfiar de preços muito abaixo também! Lembre-se: escrever um livro dá trabalho, muito trabalho. Por isso, quem reconhece seu valor cobra por ele. E média, os valores praticados no mercado de ghostwriting variam entre R$ 30 e 60 mil por obra, portanto se tem alguém cobrando R$ 10 mil, tem algo “errado”. Isso no sentido da experiência do ghostwriter talvez não ser suficiente, logo ele não sabe cobrar, ou de correr o risco de ter seu livro inteiro escrito por IA. No começo, pode parecer bom, mas quando você se atentar à leitura, verá que não.

Além disso, a maior parte dos ghostwriters leva alguns meses (de 5 a 12) para concluir uma obra. Sendo assim, se alguém lhe promete em 1, também é bom ficar de olho. É claro que existem exceções, às vezes, o projeto exige maior urgência ou então o profissional está apenas com um projeto e consegue se dedicar mais a ele e terminar em menos tempo, mas ele sempre irá sinalizar isso nas etapas pré-escrita.

Etapas e contrato

Um ghostwriter sério sempre irá lhe explicar todas as etapas do processo: materiais, entrevistas, amostra, entregas. Ele precisa escrever como se fosse você, portanto quanto mais materiais e insumos tiver para trabalhar, melhor. Lembre-se ele solicitará seu tempo. Seja com conversas e perguntas ou com entrevistas. Ele precisa saber quem você é, como se expressa, seu tom de voz, etc.

Para dar início ao trabalho, ele exigirá (e você também) a assinatura de um contrato. Nele, deve conter definições de forma de pagamento, datas de entrega de materiais, o tipo de obra escrita, quantidade de páginas, serviços inclusos, cláusula de sigilo, etc. Caso tenha dúvidas, pergunte, ele sempre deverá explicar com clareza o que cada item significa. Além disso, vocês podem entrar em acordo quanto a alterações que possam ser feitas.

E aí, entendeu melhor como contratar um ghostwriter? Caso ainda tenha dúvidas ou queira um orçamento, escreva para mim: ghostwriter.daianebugatti@gmail.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *