notas de cem reais simbolizando o título do post: "contratar um ghostwriter é caro?ä

Contratar um ghostwriter é caro?

Você já se perguntou se contratar um ghostwriter é caro? Se sim, esse post é para você, mas saiba que não há uma resposta exata. Afinal, tudo depende da percepção de cada um. Pessoas que já conhecem esse tipo de trabalho e todos os processos que o envolvem não acham caro. Entretanto, quem ainda desconhece tudo o que envolve escrever um projeto inteiro durante meses, pode achar! Bora entender um pouco mais sobre os valores cobrados?

Trabalho do ghostwriter

Já falei aqui algumas vezes sobre como o trabalho de ghostwriting é muito mais consolidado no mercado norte americano, por exemplo. Aqui no Brasil, esse tipo de trabalho tem ganhado cada vez mais notoriedade, mas ainda é novidade para muitas pessoas. Sendo assim, é preciso entender quais são as etapas do processo todo para chegar à conclusão se contratar um ghostwriter é caro.

Primeiro, o ghostwriter analisa o projeto proposto. No caso de um livro, se é uma obra pequena, grande ou média. Depois disso, vem o passo de entender quais ações envolverão os insumos para que ele possa escrever o projeto. Nesse passo, ele entende se terá que entrevistar uma ou mais pessoas, quantas entrevistas serão, se terá que ler muitos documentos ou assistir a videos e filmes sobre o tema, ou então, em caso de autoridades em determinados temas, se terá que assistir a um curso completo para entender seu conteúdo. Tudo isso é levado consideração.

Meses de trabalho

Depois dessas etapas de estudo, vem a elaboração do projeto de fato: a decisão do tom de voz, a aprovação de uma amostra e a escrita em si. Escrever é um processo minucioso e solitário. Durante esse período, é normal (caso ele não tenha dúvidas) que o ghostwriter fique sem entrar muito em contato com o autor/cliente/contratante, pois está em um processo que envolve uma dedicação muito focada e sem distrações.

Para tudo isso, estamos falando de mais ou menos 6 meses de trabalho (se o projeto não for urgente, o que envolve uma taxa de urgência). Imagine que, durante esse período, dependendo do ghostwriter, ele está envolvido em mais de um projeto. Afinal, um projeto com as parcelas divididas em 6 meses, fica em um valor que – dependendo de onde ele vive – pode não ser o suficiente para manter um padrão de vida básico.

Afinal, contratar é caro?

De novo, depende. Se a pessoa não conhece todas as etapas do processo, pode se assustar ao receber um primeiro orçamento. Entretanto, ao analisar todo o trabalho e levar em consideração os meses de produção, é possível entender o valor cobrado. Sendo assim, não, contratar um ghostwriter não é caro se você valoriza o trabalho dele e eu tenho certeza que valoriza, afinal está em busca de um.

Quem sabe, eu posso te ajudar? Preencha esse formulário e peça seu orçamento agora mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *